A Logística estuda a melhor maneira de integrar as atividades de uma empresa em todas as fases dos processos, permitindo a racionalidade em todas as etapas, desde a compra e a armazenagem, a produção, até a entrega ao consumidor, objetivando otimizar os recursos e a melhor relação custo/benefício. Ou seja, o propósito da logística é entregar o produto certo, no lugar certo, na hora certa, com o menor custo possível. E, podendo participar de qualquer etapa da Cadeia de Suprimentos, as perspectivas de mercado de trabalho, para o profissional de logística, são cada vez mais promissoras.
OBJETIVO DO CURSO:
Propiciar aos participantes conhecimentos sobre os conceitos, princípios e aplicações da logística, adquirindo assim as informações necessárias para a sua inclusão ou aperfeiçoamento no mercado de trabalho.
ÁREA DE ATUAÇÃO:
Poderá atuar em empresas de todos os portes e segmentos, que necessitem de profissionais para os setores de compras e vendas, nas atividades de recebimento, despacho de produtos e materiais, almoxarifado, no transporte, na expedição e na distribuição.
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais que tenham interesse em atuar na área de logística ou os profissionais, em geral, que necessitem aprimorar seus conhecimentos diante de um mercado tão dinâmico e inovador, visto que os conceitos de logística são úteis para todas as áreas.
SÍNTESE DO CURSO:
Logística Integrada – 48 horas
* A logística integrada como diferencial competitivo;
* O produto logístico (características manipuláveis que podem gerar um diferencial competitivo);
* Tipos e características dos produtos;
* Fundamentos do transporte – a importância de um sistema de transportes eficaz;
* Tipos de modais e seus impactos na gestão dos custos logísticos, de transporte e distribuição;
* Decisões de transporte: análise das vantagens e desvantagens dos modais (rodoviário, ferroviário,
aeroviário, aquaviário, dutoviário) e qual tipo de modal atende melhor cada tipo de demanda;
* Serviços intermodais;
* O custeio do transporte rodoviário (definição dos itens de custos, classificação dos custos entre fixos e
variáveis, cálculo do custo de cada item, custeio das rotas de entrega e coleta);
* Roteirização: aumentar a eficiência por meio da máxima utilização dos equipamentos e pessoal de
transporte;
* Questões a serem consideradas para a boa roteirização (um ponto de origem e um ponto de destino,
pontos de origem e destino múltiplos, ponto de origem e destino coincidentes) e métodos para a
resolução;
*Consolidação de fretes (consolidação de estoques, de veículos, de armazém e temporal);
* Cadeia de suprimentos – Suply Chain (otimização de recusos, redução de custos, maximização do nível
de serviço oferecido).
Logística Internacional – 40 horas
* A logística internacional e o comércio exterior;
* Principais órgãos intervenientes;
* Sistema integrado de comércio exterior – SISCOMEX;
* O RADAR (Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros);
* Despachante aduaneiro;
* Classificação fiscal de produtos;
* Logística internacional na importação;
* Documentação envolvida no comércio exterior (fatura, romaneio, conhecimento de embarque, saque,
certificado de origem, etc.);
* INCOTERMS (International Commercial Terms) – “Termos Internacionais de Comércio”: local de entrega
nomeado; livre a bordo; livre ao lado do navio; custo, seguro e frete; custo e frete; pago até; transporte e seguro pago até; entregue com direitos pagos; entregue no terminal; entregue no local, etc.
* Despacho ou desembaraço de importação;
* RECOF (Regime aduaneiro especial de entreposto industrial sob controle informatizado).
Logística Reversa – 36 horas
* Conceito e objetivo da logística reversa;
* A evolução da logística;
* A introdução da logística reversa na cadeia de suprimentos;
* Ciclo de vida dos produtos;
* A logística reversa como vantagem competitiva;
* A importância da logística reversa na imagem corporativa;
* O objetivo econômico da logística reversa;
* O papel da logística reversa nas questões ambientais;
* A logística reversa e o sistema de gestão ambiental;
* Os aspectos legais que envolvem a logística reversa;
* Sustentabilidade empresarial;
* Reciclagem;
* Educação ambiental nas organizações: agentes facilitadores e multiplicadores.
CARGA HORÁRIA: 124 horas
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL NA SEQUÊNCIA:
- Atendimento ao Cliente;
- A Arte de Encantar o Cliente;
- Administração de RH, com Ênfase em Departamento Pessoal;
- Administração de RH;
- Administração de DP;
- Gestão de Negócios e Empresas;
- Atitude Empreendedora;
- Estratégia Empresarial;
- Noções de Como Administrar Pequenas e Médias Empresas;
- Noções de Contabilidade para Não Contadores;
- Finanças Para Não Financeiros;
- Técnicas de Negociação;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão Eficaz de Equipes;
- Resolução de Conflitos no Cotidiano;
- Comunicação Assertiva;
- Dinâmicas de Grupo;
- Formação de Instrutor de Treinamento;
- Técnicas de Chefia e Liderança;
- Assistente Financeiro;
- Matemática Financeira com HP 12C;
- Escrituração Fiscal;
- Contabilidade Gerencial;
- Cadastro, Crédito e Cobrança;
- Fluxo de Caixa, Administração de Contas a Pagar e Receber;
- Custos para Análise Gerencial;
- Gestão de Projetos;
- Gestão de Qualidade;
- Como Falar em Público: Os Segredos do Microfone;
- Formação de Operadores de Telemarketing;
- Gerenciamento de Compras e Estoques;
- Vendas: Fidelizando Seu Cliente;
- Técnicas de Marketing e Vendas Empresariais;
- Métricas para Recursos Humanos;
- Marca Pessoal – Construa a Sua Imagem;
- Técnico em Contabilidade;
- Técnico em Logística.
CONHEÇA O NOSSO CORPO DOCENTE :
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL NA SEQUÊNCIA:
- A Arte de Encantar o Cliente;
- Administração de RH, com Ênfase em Departamento Pessoal;
- Administração de RH;
- Administração de DP;
- Atendimento ao Cliente;
- Gestão de Negócios e Empresas;
- Atitude Empreendedora;
- Estratégia Empresarial;
- Noções de Como Administrar Pequenas e Médias Empresas;
- Noções de Contabilidade para Não Contadores;
- Finanças Para Não Financeiros;
- Técnicas de Negociação;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão Eficaz de Equipes;
- Resolução de Conflitos no Cotidiano;
- Comunicação Assertiva;
- Dinâmicas de Grupo;
- Formação de Instrutor de Treinamento;
- Técnicas de Chefia e Liderança;
- Assistente Financeiro;
- Matemática Financeira com HP 12C;
- Escrituração Fiscal;
- Contabilidade Gerencial;
- Cadastro, Crédito e Cobrança;
- Fluxo de Caixa, Administração de Contas a Pagar e Receber;
- Custos para Análise Gerencial;
- Gestão de Projetos;
- Gestão de Qualidade;
- Como Falar em Público: Os Segredos do Microfone;
- Formação de Operadores de Telemarketing;
- Gerenciamento de Compras e Estoques;
- Vendas: Fidelizando Seu Cliente;
- Técnicas de Marketing e Vendas Empresariais;
- Métricas para Recursos Humanos;
- Marca Pessoal – Construa a Sua Imagem;
- Técnico em Contabilidade;
- Técnico em Logística.
IMPORTANTE:
- As apostilas do curso serão disponibilizadas digitalmente e gratuitamente ao aluno, cujo acesso é através do Portal do Aluno e do aplicativo EduCONNECT.
- A Escola oferece para seus alunos um Seguro Prestamista que garante, em caso de demissão sem justa causa do responsável financeiro pelo aluno em contrato, o pagamento de três parcelas a vencer, de acordo com as normas da seguradora.
- A Escola Arquimedes reserva-se o direito de alterar ou cancelar cursos, módulos e/ou eventos que não atinjam o número mínimo de participantes.
- AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS COM ANTECEDÊNCIA, POIS AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
- Essa tabela cancela e substitui as anteriores e está vinculada ao Manual do Aluno.
- A Escola Arquimedes poderá iniciar as aulas remotamente e a conclusão do curso se dará remotamente ou presencialmente.
PROGRAMA GARANTIA DE APRENDIZADO
O aluno com frequência superior a 90%, que não alcançar média mínima para aprovação, tem o direito de refazer a disciplina GRATUITAMENTE.
Agradecemos seu contato, e colocamo-nos à disposição parar maiores esclarecimentos.
Outros Cursos
Escola Arquimedes
Fundada em 1974, possui cursos inovadores, metodologia diferenciada, educadores qualificados e dinâmicos o que resulta em cursos e treinamentos com eficiência e eficácia.
ENDEREÇO:
Rua Bernardino de Campos, 503, Centro – Campinas | São Paulo
Fone (19) 2137-7000
INFORMAÇÕES
INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS – PESSOA FÍSICA
vendas@arquimedes.com.br
WhatsApp – (19) 99315-0958 – (19) 99478-4201
CANAL EXCLUSIVO PARA ATENDIMENTO À EMPRESAS – PESSOA JURÍDICA
corporativo@arquimedes.com.br
WhatsApp (19) 99315-0958
Horário de atendimento: Segunda à sexta das 8h30 às 17h30