OBJETIVO DO CURSO:
Capacitar os profissionais de Departamento Pessoal, empresários e outros interessados em atuar, direta ou indiretamente, na gestão de funcionários da empresa, administrando a folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto, etc.
ÁREA DE ATUAÇÃO:
Assistente e analista de DP em escritórios contábeis/administrativos, empresas privadas, comerciais, prestadoras de serviço e em entidades sem fins lucrativos.
PÚBLICO-ALVO:
Público em geral, que queira ingressar na área de Departamento Pessoal ou profissionais que buscam atualização para manter-se no mercado de trabalho e/ou almejam novas posições.
SÍNTESE DO CURSO:
Departamento Pessoal:
• Admissão de Empregados: exames médicos legais, documentos exigidos por lei, rotinas de admissão;
• Contrato de Trabalho: jornada de trabalho, formas de remuneração X salário, modalidades de contratos de trabalho, descontos legais, cargo de confiança e trabalho externo, situações geradoras de estabilidade, vale-transporte, salário-família, convenções coletivas, acordos e dissídios;
• Folha de Pagamento e Encargos Sociais: trabalho noturno – redução da jornada e adicional, adicional de periculosidade e insalubridade, 13º salário, horas extras, banco de horas; FGTS, Previdência Social, proventos e descontos.
• Férias: direito e duração, faltas e médias, pagamento em dobro, incidências, cálculo, abono pecuniário;
• Rescisão do Contrato de Trabalho: aviso prévio, verbas rescisórias, dispensa, seguro desemprego, TRCT – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho.
Negociações Sindicais:
• Sindicalismo: contexto histórico;
• Organização sindical;
• Solução de conflitos trabalhistas:
• Acordos, convenções, data-base, dissídio coletivo e greves;
• Poder normativo do trabalho;
• A prevalência do negociado sobre o legislado;
• O cenário sindical no Brasil atual;
• Negociação sindical.
Treinamento e Capacitação Profissional:
• Levantamento das necessidades;
• Treinamento externo ou interno;
• Preparação das técnicas;
• Análise dos resultados;
• Utilização das técnicas de dinâmicas;
• Elaboração de cronograma de capacitação profissional.
Política de Cargos e Salários:
• Descrição e análise dos cargos;
• Definição do perfil;
• Ajuste de nomenclatura;
• Elaboração de organograma;
• Definição de cargos-chave;
• Desenvolvimento da pesquisa salarial;
• Tabulação dos dados;
• Apresentação do resultado da pesquisa.
Recrutamento e Seleção:
• Variáveis para o funcionamento do recrutamento e seleção;
• Montagem do perfil desejado;
• Fontes e processo de recrutamento;
• Etapas da seleção de pessoal;
• Instrumentos para a seleção (provas situacionais, conceitos sobre os testes psicológicos, dinâmicas de grupos e avaliação de conhecimentos específicos);
• Conduta do entrevistador;
• Avaliação e controle dos resultados;
• Devolução do resultado obtido.
Segurança e Saúde Ocupacional:
• O que é a Segurança do Trabalho;
• Legislação básica em segurança do trabalho: Portaria 3214 do MTE/ Art. 157 e 158 da CLT;
• PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares), PCA (Programa de Conservação Auditiva), PPR (Programa de Proteção Respiratória);
• Terceiros e Prestadores de serviços: treinamento de integração; exigência de documentação, comprovação de cumprimento da legislação.
• Treinamentos;
• Responsabilidade na interação com a segurança e como integrar a segurança ao negócio;
• Como estruturar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e cumprir com suas exigências;
• Dimensionamento do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho);
• SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) – como e por que realizar;
• Mensuração de resultados em Segurança do Trabalho.
CARGA HORÁRIA: 56 horas
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL NA SEQUÊNCIA:
• A Arte de Encantar o Cliente;
• Administração de Recursos Humanos;
• Atendimento ao Cliente;
• Gestão de Negócios e Empresas;
• Atitude Empreendedora;
• Estratégia Empresarial;
• Noções de Como Administrar Pequenas e Médias Empresas;
• Noções de Contabilidade para Não Contadores;
• Finanças Para Não Financeiros;
• Técnicas de Negociação;
• Gestão de Pessoas;
• Gestão Eficaz de Equipes;
• Resolução de Conflitos no Cotidiano;
• Comunicação Assertiva;
• Dinâmicas de Grupo;
• Formação de Instrutor de Treinamento;
• Técnicas de Chefia e Liderança;
• Gestão de Logística;
• Logística Integrada;
• Negociação em Compras;
• Planejamento e Controle da Produção;
• Gestão de Transporte com Ênfase no Modal Rodoviário;
• Gestão de Estoques e Armazenagem;
• Transporte Aéreo Internacional de Cargas;
• Marketing e Vendas em Logística;
• Assistente Financeiro;
• Matemática Financeira com HP 12C;
• Escrituração Fiscal;
• Contabilidade Gerencial;
• Cadastro, Crédito e Cobrança;
• Fluxo de Caixa, Administração de Contas a Pagar e Receber;
• Custos para Análise Gerencial;
• Gestão de Projetos;
• Gestão de Qualidade;
• Como Falar em Público: Os Segredos do Microfone;
• Formação de Operadores de Telemarketing;
• Gerenciamento de Compras e Estoques;
• Vendas: Fidelizando Seu Cliente;
• Técnicas de Marketing e Vendas Empresariais;
• Métricas para Recursos Humanos;
• Marca Pessoal – Construa a Sua Imagem;
• Técnico em Contabilidade;
• Técnico em Logística.
IMPORTANTE:
- As apostilas do curso serão disponibilizadas digitalmente e gratuitamente ao aluno, cujo acesso é através do Portal do Aluno e do aplicativo EduCONNECT.
- A Escola oferece para seus alunos um Seguro Prestamista que garante, em caso de demissão sem justa causa do responsável financeiro pelo aluno em contrato, o pagamento de três parcelas a vencer, de acordo com as normas da seguradora.
- A Escola Arquimedes reserva-se o direito de alterar ou cancelar cursos, módulos e/ou eventos que não atinjam o número mínimo de participantes.
- AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS COM ANTECEDÊNCIA, POIS AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
- Essa tabela cancela e substitui as anteriores e está vinculada ao Manual do Aluno.
- A Escola Arquimedes poderá iniciar as aulas remotamente e a conclusão do curso se dará remotamente ou presencialmente.
PROGRAMA GARANTIA DE APRENDIZADO
O aluno com frequência superior a 90%, que não alcançar média mínima para aprovação, tem o direito de refazer a disciplina GRATUITAMENTE.
Agradecemos seu contato, e colocamo-nos à disposição parar maiores esclarecimentos.
Outros Cursos
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