TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO CAMPINAS
Objetivo do Curso:
Habilitar profissionais para o exercício da profissão de Técnico em Segurança do Trabalho, proporcionando condições técnicas genéricas e específicas, além da formação e preparação para o ingresso no mercado de trabalho, com direito ao Registro do Certificado no Ministério do Trabalho, necessário e obrigatório para o exercício da profissão.
ÁREA DE ATUAÇÃO:
Este profissional atua em indústrias em geral, instituições educacionais, instituições financeiras, construção civil, agroindústrias, petroquímicas, químicas, mineradoras, hospitais e em todos os segmentos que necessitem de segurança do trabalho, de acordo com a Norma Regulamentadora NR.
O investimento total no curso é recuperado em curto prazo de tempo, levando em consideração a média salarial do Técnico em Segurança do Trabalho, no valor de R$ 2.953,89, segundo pesquisa do site www.salario.com.br, junto a dados oficiais do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), eSocial e Empregador Web, com um total de 101.837 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Outubro de 2020 a Setembro de 2021. Disponível em:< https://www.salario.com.br/profissao/tecnico-em-seguranca-no-trabalho-cbo-351605/>. Acesso em: 18 de novembro de 2021.
PÚBLICO-ALVO:
Público em geral que queria ingressar ou aprimoar seus conhecimentos na área de Segurança do trabalho.
O Técnico em Segurança do Trabalho aplica técnicas específicas na preservação da integridade física dos funcionários da empresa, além de pessoas que a visitam, sempre com o objetivo de eliminar os acidentes e proporcionar condições adequadas e seguras ao exercício do trabalho. No dia a dia, o Técnico em Segurança do Trabalho desenvolve programas de segurança; solicita equipamentos de proteção individual e coletiva; elabora campanhas preventivas e educativas com propostas básicas de segurança; analisa e questiona os procedimentos de segurança; determina os procedimentos que serão adotados em casos de acidentes e doenças profissionais; adota as medidas determinadas pelo Ministério do Trabalho e coordena todas as atividades ligadas à segurança do trabalho, participando e mantendo permanente relacionamento com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-las e treiná-las.
ESTRUTURA DO CURSO:
O CURSO É COMPOSTO POR 3 (TRÊS) MÓDULOS, ESTRUTURADOS EM 6 (SEIS) BLOCOS: Os módulos I e II são independentes, podendo o aluno ingressar em qualquer um deles e dar sequência. Entretanto, para cursar o módulo III, o aluno precisa ter concluído os módulos I e II.
DISCIPLINAS:
MÓDULO I
BLOCO A:
- Princípios Técnicos Industriais
- Fundamento de Aprendizagem Digital
- Comunicação Oral e Escrita
BLOCO B:
- Sistema de Gestão Ambiental
- Legislação e Normas Regulamentadoras
- Leitura e Interpretação de Desenho Técnico
- Metodologia para Elaboração de Trabalho Científico e Relatórios
MÓDULO II
BLOCO C:
- Saúde e Higiene Ocupacional
- Prevenção e Controle de Perdas
- Controle Ambiental
BLOCO D:
- Direito Previdenciário e Acidente no Trabalho
- Tecnologia de Prevenção no Combate a Sinistro
- Diagnóstico de Saúde Ocupacional
- Relações Humanas no Trabalho
MÓDULO III
BLOCO E:
- Doenças Ocupacionais
- Sistema de Gestão Integrada
- Suporte Emergencial a Vida
- Ergonomia
- Psicologia Aplicada ao Trabalho
BLOCO F:
- Gestão e Análise de Riscos em Segurança no Trabalho
- Segurança no Trabalho
- Desenvolvimento Trabalho Científico
CONHEÇA O NOSSO CORPO DOCENTE :
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL NA SEQUÊNCIA:
- Técnico em Meio Ambiente;
- NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletriciddade;
- Nr 11 – Operador de Empilhadeira;
- NR 17 – Ergonomia;
- NR 05 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
- NR 06 – EPI (Equipamento de Proteção Individual);
- NR 09 – PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
- NR 35 – Trabalho em Altura.